[ editar artigo]

Quem você costuma ouvir?

Quem você costuma ouvir?

Há um mês iniciei uma experiência que vem fortalecendo a caminhada na fé. Trata-se da participação no Grupo de Estudos da Eliana Ribeiro. Experiência esta que nos convida a leitura bíblica e aplicação dela no nosso cotidiano.

Hoje(28/06/2020)durante o encontro, ao tratarmos do evangelho do dia (Mt 16,13-19) numa partilha belíssima da Eliana Ribeiro, saí com um questionamento: Quem você costuma ouvir? Como fruto dessa inquietação parei para escrever.

Jesus conhecia seus discípulos, mas mesmo assim os interrogou sobre “Quem os homens dizem que o Filho do homem é?”(Mt16, 13). Ora, Jesus não sabia o que falavam dEle? Por que fez uma pergunta dessas? Estaria Jesus curioso com o que falavam?

É! Quantas vezes ficamos curiosos com o que os outros andam falando a nosso respeito?! Muitas vezes julgam nossas atitudes, nosso jeito de viver sem ao menos nos conhecer. E quantas vezes somos afetados pela opinião dos outros?! Chegamos até a mudar o nosso comportamento.

No entanto, pergunto-me: Será que tudo que os outros dizem é verdade? Será que precisamos mesmo seguir o que falam? Pois é, como saber se o que falam de nós tem realmente fundamento?

Ah, Jesus tão sábio!!! Na mesma passagem nos aponta um caminho. Ele pergunta aos discípulos: “E vós, quem dizeis que eu sou?” (Mt 16, 16). Nossa, que forte! Agora não é mais a opinião dos outros, mas de quem convive com Ele.

Será que nós seguimos o exemplo de Jesus? Paramos para ouvir quem realmente nos conhece, quem caminha ao nosso lado, quem nos ama?

As pessoas com quem convivemos, família e amigos conhecem nossas qualidades e fraquezas. Elas podem confirmar ou negar o que os outros dizem ao nosso respeito. Portanto, que façamos como Jesus. Precisamos ir além, conhecer as duas faces do que falam sobre nós. Só assim poderemos ponderar o que realmente daremos ouvidos.

            E você, quem costuma ouvir? Anda preocupado com o que falam de você?

Segue o ensinamento de Jesus: aprenda a ouvir quem caminha ao teu lado. Escuta o que os outros falam, mas só quem te conhece compreende suas ações e pode te ajudar a ser a cada dia uma pessoa melhor.

 

Edjane Silva

CPlay
Edjane Silva
Edjane Silva Seguir

Católica, Sonhadora, Professora, Estudante, Pesquisadora, Mestre em Educação, ... Acredito no ser humano...

Ler conteúdo completo
Indicados para você