[ editar artigo]

Prosperidade e gratidão

Prosperidade e gratidão

Para entender o que significa a palavra “prosperidade” o dicionário explica: “qualidade ou estado do que é próspero; situação favorável; estado de abundância, acumulação de bens materiais”. 

Veja que a acumulação de bens materiais aparece como o último significado da palavra, mas antes disso fala em “situação favorável”. Ora, toda e qualquer situação humana favorável é sinônimo de prosperidade. Significa que você é próspero por ter saúde, uma família que vive em harmonia, uma espiritualidade que de fato te eleva, e não apenas quando você atinge uma posição financeira confortável.

Estamos habituados a ouvir e interpretar a prosperidade como sucesso financeiro ou conseguir realizar sonhos compráveis, e nos esquecemos o quanto somos prósperos apenas porque estamos vivos e com saúde. 

Às vezes percebo que pessoas extremamente prósperas em várias áreas da vida, buscam insistentemente a “prosperidade”. Nesse caso, não buscam a prosperidade, buscam a riqueza material, o conforto econômico, e essa busca é legítima se não causa prejuízo a si mesmo e aos outros, mas onde está o erro então? 

O erro consiste em não enxergar seu próprio estado de prosperidade, e mais: não ser grato a Deus e a vida por isso. Esquecemos que a gratidão tem uma força incrível e é capaz de gerar mais prosperidade. 

A gratidão abre portas e caminhos. E é por isso que se ouve tanto que a gratidão é uma das chaves para a abundância. Fiquemos atentos, porque a Palavra do Senhor revela que Ele tem desígnios de prosperidade para nós. Jeremias 29, 11-14: 

"Bem conheço os desígnios que mantenho para convosco – oráculo do Senhor –, desígnios de prosperidade e não de calamidade, de vos garantir um futuro e uma esperança.” (Jeremias 29, 11-14 ) 

Observe que a vontade de Deus para conosco é de prosperidade! Prosperidade na nossa casa, na profissão, na nossa saúde, na nossa família, nosso relacionamento, e também na vida financeira. 

É da vontade d’Ele que tenhamos vida abundante, mas entendamos que essa abundância se refere a muitas áreas, e não somente à financeira.

Pare um minuto e pense agora em quais áreas você já possui prosperidade, e aquelas que você deseja ter. Agora seja grato(a) a Deus, pois a gratidão gera prosperidade e felicidade. 

Vá feliz!!

CPlay
Astromar Braga
Astromar Braga Seguir

Professor/ especialista em desenvolvimento humano Missionário Palestrante Escritor

Ler conteúdo completo
Indicados para você