[ editar artigo]

Medo

Medo

Ontem me perguntaram à queima roupa se eu sentia medo. A minha presunção foi tanta que relinchei por dentro, subi no salto agudo em segundos e ofendi ao perguntador, dizendo que a pergunta era por demais imbecil e ridícula. Claro que não!

Por um segundo a circulação sanguínea acelerou. Senti meu corpo quente, minhas mãos suarem e com elas o esforço por manter meu rosto da mesma cor de antes: a falsa.

Era aquela exata sensação de mentir para si mesmo. Aquele milésimo de segundo onde absolutamente ninguém me vê e eu mesma teimo em tentar me manter na cegueira também.

Respondi, imponente e topetuda: não sinto medo, sinto responsabilidade. Como se sentir medo fosse vergonhoso, impuro, insano, limitado e vil.

A boa educação, graças a Deus, ainda segue sendo meu melhor filtro para a realidade. Há quem a considere somente como ferramenta social, mas em mim já mudou de função há muitos anos! Ela me cutuca exatamente no meio do sossego e me avisa quando o “mico” diante de mim mesma é grande demais. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Ela sempre me avisa também que tenho direito à privacidade e que não sou obrigada a deixar ninguém ir entrando em meu solo sagrado de qualquer jeito, feito bicho do mato, quebrando as plantinhas novas e massacrando as velhas.

Mas ontem, quem me massacrou nos novos caminhos e flores da alma fui eu mesma. Não soube silenciar e dizer com candura e amor: “não quero responder”. ⠀⠀

Tenho aprendido que dizer “não” é vencer o medo do abandono que a menina que me habita sente...

Ainda, em tempo e honestamente: eu sinto medo! E muito!

Mas a melhor decisão de todas é que ele pode até me habitar, mas jamais mandará em mim!

Bendita a voz que me abriu por dentro o direito de sentir, mesmo sem querer dizer...

Porque silenciar é virtude humana das mais elevadas.

Deus me ajude a conquistá-la!

CPlay
Ziza Fernandes
Ziza Fernandes Seguir

Musicoterapeuta, Mestr em Psicologia, Cantora, Compositora, Escritora, Empresária, Diretora Artística e Geral da Oficina Viva Produções

Ler conteúdo completo
Indicados para você