[ editar artigo]

Bem próximo de Deus

Bem próximo de Deus

 

 

De repente a capela se esvaziou da presença humana. Portas fechadas, bancas desocupadas, sino que não badala convidando para a celebração. Eis que sentada em frente à minha casa observo silenciosamente aquele cenário.

Chão de terra batida. Povo sofrido que toca a vida, resistindo as desigualdades sociais. Distanciamento que já existia antes do vírus. Noto uma senhora que passa conduzindo seu jumentinho carregado de carvão. Ao passar em frente à casa de Deus, ergue o chapéu, se benze e continua o seu caminho sem perceber que eu a observara.

Continuo ali, observando, refletindo, matutando. Passado algum tempo, vejo que a senhora retorna. Dessa vez, o animal não traz carga, por certo vendera todo o carvão. Ao me ver, abre um sorriso e pergunta: -Quando vai ter missa?

Sinto o coração apertado, mas respondo: -Quando tudo isso passar!

Conversamos por alguns minutos. A senhora transbordava de gratidão.  Agradecia a Deus pela chuva que molhou a terra, pela colheita farta que enchia a mesa de comida, pelo dinheirinho que trazia no bolso, fruto do suor do seu trabalho. Trazia apenas um lamento: foi a primeira vez que seu povo não se reuniu para rezar o mês mariano.

  A senhora então me fez um pedido. Queria entrar na capela. Prontamente procuro as chaves e pela porta lateral mesmo entramos. Diante do altar ela ajoelha, junta as mãos e reza. Mãos calejadas pelo trabalho, pele queimada pelo sol, vestes escurecidas pelo carvão, mas uma fé tão grande que a tornava tão bonita.

Rezou um Pai Nosso e uma Ave Maria. Em sua face um semblante de paz, leveza na alma. Levanta, faz um agradecimento e segue o caminho regressando a sua casa.

Mais uma vez observo-a. Ela se vai, estrada adiante. Fechei os olhos e senti que aqueles passos não iam só, Deus acompanhava aquela senhora. Por fim, entendi que na simplicidade de quem pouco ou quase nada frequentou a escola ela me ensinou o que é estar bem próximo de Deus.

CPlay
Edjane Silva
Edjane Silva Seguir

Católica, Sonhadora, Professora, Estudante, Pesquisadora, Mestre em Educação, ... Acredito no ser humano...

Ler conteúdo completo
Indicados para você