[ editar artigo]

Autoimagem

Autoimagem

Obrigado, Pai querido, pela tua graça, pelo teu amor, pela tua força! Dá-nos que possamos enxergar sempre em Ti a imagem que precisamos ter de nós mesmos. 

" Deus disse: "Façamos o homem à nossa imagem e segundo nossa semelhança, para que domine sobre os peixes do mar, as aves do céu, os animais domésticos, todos os animais selvagens e todos os animais que se movem pelo chão". (Gênesis 1,26)

A palavra “imagem” tem origem no termo grego “eidos”, que significa ideia. A palavra semelhança vem do Latim “Similis”, que significa “tal qual”. Depois de criar o céu e a terra, o dia e a noite, o firmamento, as águas, o solo, a vegetação, as estrelas, os animais de toda a espécie, e todas as coisas existentes, Deus teve a ideia de criar o ser humano, tal qual Ele é. Depois, viu que tudo era bom.

Deus criou você do jeito que você é, mas também criou você do jeito que Ele é. Nos criou, como diz no Salmo oito, menor do que um deus. Você não é Deus, porque não somos iguais a Ele, fomos criados à sua imagem e semelhança. Somos diferentes entre nós, com a nossa própria identidade e nossa própria individualidade, mas semelhantes a Deus. Isso é magnífico. Deus é perfeito. Deus é puro. Deus é totalidade. Deus é infinito.

Muitos dizem que “você é aquilo que você é”. Na verdade, você é aquele que você é. Você é a imagem e semelhança do Criador do Universo. A palavra “aquilo”, indica algo distante, sem muita definição de identidade. A palavra “aquele”, do latim “semol”, tem a conotação de proximidade, que significa estar próximo, junto. Portanto, você é aquele que é, e é através da sua individualidade como pessoa, que você dignifica, enobrece e engrandece a imagem Deus em você. Você foi uma ideia do Criador, para ser tal qual Ele é, e estar junto com Ele, desde antes da criação do mundo, e isso quer dizer que a sua idade cronológica é apenas figurativa. Tudo o que existe, esteve antes na mente e no coração de alguém, é o seu e o meu caso.

A sua autoimagem dita para você quais são as regras que você deve seguir na vida, porque ela está ligada aos seus paradigmas. São as suas crenças que dizem para você agir dessa e daquela forma, como, quando, e o que você deve falar, o que você deve vestir, como você deve se proteger, inclusive, aquilo que você deve comprar ou deixar de comprar.

A sua autoimagem tem a ver com seu sucesso, assim como tem a ver com o seu fracasso, porque está relacionada com a maneira que você se comunica, consigo mesmo e com os outros. Estamos sempre nos comunicando. De forma não verbal também. Aliás, as palavras são quase sempre a parte menos importante. Você se comunica através de um suspiro, mediante um sorriso, por meio de um olhar, em forma de pensamento, por atitudes ou movimentos corporais, não importa, todas são formas de comunicação.

A sua linguagem corporal molda quem você é. Ela é comunicação, e comunicação é interação, e a comunicação não verbal é responsável por 93% de nossas interações, onde 38% corresponde ao nosso tom de voz, e 55% identificado na nossa expressão corporal. Então, mesmo que você se utilize de palavras positivas num diálogo, que não passam de 7%, se a sua autoimagem for negativa, você poderá transmitir através da sua linguagem corporal uma mensagem totalmente diferente daquela que você está verbalizando. 

As percepções de atratividade, saúde, aceitação e funcionalidade corporal iniciam na primeira infância e continuam a se desenvolver à medida que crescemos, e começarão a se configurar a partir daquilo que vimos, ouvimos ou experimentamos sobre nós, seja com nossos familiares, professores, treinadores, amigos, e dependendo do que é visto, dito ou sentido, podemos acentuar a nossa autocrítica e iniciar a construção de uma ideia equivocada de perfeição, e que pode influenciar no desenvolvimento de uma autoimagem negativa.

“Egoísmo não é viver à nossa maneira, mas desejar que os outros vivam como nós queremos. (Oscar Wilde)

O Senhor te abençoe e te guarde! O Senhor te mostre a sua face e conceda-te a sua graça! O Senhor volva o seu rosto para ti, e te dê a paz!

https://www.youtube.com/watch?v=qJin6cLd5FU&t=326s

 

Ler conteúdo completo
Indicados para você